Quem Somos

Apresentação

A Faculdade de Geologia (FGEL) constitui uma das unidades acadêmicas do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A missão principal da unidade consiste em desenvolver com excelência atividades técnico-científicas ligadas ao ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas da Geologia e das Geociências.

A FGEL dispõe de vários laboratórios de apoio para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estes laboratórios dispõem de adequados recursos nas áreas de informática, de processamento de amostras e geração de dados analíticos para análises mineralógicas, petrográficas, geoquímicas, geocronológicas e bioestratigráficas.

Sob a responsabilidade acadêmica estão os cursos:

Quem somos

A Faculdade de Geologia – FGEL da UERJ foi criada em 1978 e faz parte do Centro Setorial de Tecnologia e Ciências, responsável pela promoção do intercâmbio técnico científico entre as unidades da área de Ciências Exatas e da Terra. Sua estrutura é formada por quatro Departamentos, a saber:

  1. Departamento de Geologia Regional e Geotectônica;
  2. Departamento de Paleontologia e Estratigrafia;
  3. Departamento de Geologia Aplicada;
  4. Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea.

A Faculdade de Geologia da UERJ é responsável pelo curso de graduação em geologia com habilitação em bacharelado, programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Análise de Bacias e Faixas Móveis, além dos projetos de extensão em diferentes áreas da Geociências.

Direção

Gestão 2024 – 2027

Diretor:
Prof. Dr. Luiz Guilherme A. do Eirado Silva

E-mail: lgeirado@gmail.com

Vice-Diretora:
Profa. Dra. Luzia Antonioli

E-mail: luantonioli7@gmail.com

Missão

Faculdade de Geologia (FGEL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apresenta como missão principal, o desenvolvimento com excelência de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas da Geologia e da Geociências, e formar geólogos plenos, com capacidade de desenvolver atividades profissionais nas diversas áreas de atuação em geologia, e que tenham compromisso com a sociedade e o ambiente natural.

Sob a responsabilidade acadêmica da FGEL estão os cursos de:

  • Graduação em Geologia, com duração de cinco anos;
  • Pós-graduação strictu-sensu em Geociências (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado);

A FGEL dispõe de um excelente parque laboratorial para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estes laboratórios dispõem de adequados recursos nas áreas de informática, de processamento de amostras e geração de dados analíticos para análises mineralógicas, petrográficas, geoquímicas, geocronológicas e bioestratigráficas. As principais linhas de pesquisa desenvolvidas são: Estratigrafia e Correlação Geológica de Seqüências Deposicionais; Estudos Biocronoestratigráficos e Paleoecológicos; Processos Tectônicos e Evolução de Bacias Sedimentares; Evolução Tectônica de Faixas Móveis e Áreas Cratônicas; Petrologia de Rochas Ígneas e Metamórficas; Investigação de Depósitos Minerais; Geofísica Aplicada, Estudos sobre Desastres e Riscos Geológicos, Evolução do Relevo; dentre outros.

História

Em 19 de novembro de 1976, a partir do relato do Magnífico Sub-reitor acadêmico Prof. Fernando Sgarbi Lima, o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa aprovou o currículo do curso de Geologia. O curso foi instituído pela Resolução n 469, de 29 de dezembro de 1976, tendo iniciado suas atividades em agosto de 1977.

Em 1982, o Magnifico Reitor da UERJ apresentou ao Conselho Estadual de Educação, a documentação relativa ao reconhecimento do curso, que foi obtido pelo Parecer 567/1982. Através da Portaria 01, de 06 de janeiro de 1983, o Ministro de Estado de Educação e Cultura resolveu conceder reconhecimento ao curso de Geologia ministrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O curso de Geologia ficou, até 1995, abrigado no Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências.

Finalmente, em 16 de novembro de 1995, o Conselho Universitário opina favoravelmente pela criação da Faculdade de Geologia, decisão formalizada pela Resolução n 010/1995, de 17 de novembro de 1995. A partir de então, a Faculdade de Geologia, passou a funcionar como umas das unidades acadêmicas da UERJ.

Outro marco importante na história do desenvolvimento foi a criação do Curso de Especialização em análise de Bacias, que resultou em 1995, na criação de nosso Programa de Pós-graduação de Análise de Bacias e Faixas Móveis, que atualmente funciona com os níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Estrutura

A gestão da Faculdade de Geologia (FGEL) é realizada pelo Diretor e Vice-Diretor, escolhidos a cada quatro anos, através de eleições diretas, pelos docentes, servidores técnicos-administrativos e discentes de graduação e pós-graduação da unidade. O diretor é o presidente do Colegiado da Unidade, que é composto também pelo vice-diretor, pelos chefes de departamento, um representante dos servidores e três representantes do corpo discente.

A organização interna compreende:

Legislação